O pequeno negócio em que Ana Margarido atuava paralelamente à sua função de servidora pública da Prefeitura de Itapeva se tornou atividade principal desde que ela se formalizou, em 2006. Desde então Ana administra uma das principais empresas do ramo de alimentação da cidade, liderando uma equipe de 10 funcionários diretos e indiretos.
Viva Itapeva - O que despertou o interesse de atuar nesse ramo, de alimentação?
Ana Margarido - Eu sempre gostei muito de cozinhar e enquanto eu trabalhava na Prefeitura de Itapeva, eu cozinhava nas horas vagas e vendia minha produção.
Viva Itapeva - Como você vendia?
Ana Margarido: Eu tinha três pessoas que vendiam para mim nas ruas da cidade. Vendiam sucos, salgados assados, lanches. Era um pequeno negócio.
Viva Itapeva - Quando o pequeno negócio passou a ser grande?
Ana Margarido: Foi em 2006. Estabeleci uma parceria com o Sebrae-SP, me profissionalizei e desde 2010 tenho um estabelecimento no Mercado do Produtor. Hoje posso dizer que minha clientela aumentou 80%, a empresa gera emprego para 10 pessoas, direta e indiretamente e em eventos esse número aumenta ainda mais.
Viva Itapeva - Nem todo mundo consegue transformar a atividade paralela em atividade principal. Como você conseguiu?
Ana Margarido - Eu acredito que é preciso se dedicar muito à atividade, acreditar que ela pode ser desenvolvida. Além disso, a parceria com o Sebrae-SP foi muito importante nesse processo de crescimento. Foram várias as dicas, informações, a capacitação que recebi e que agora, através do Programa Alimento Seguro (PAS), pude compartilhar com minhas funcionárias.
Viva Itapeva - E quais são seus planos?
Ana Margarido - Agora vou trabalhar na ampliação do meu negócio, aumentando meu espaço físico de produção, armazenamento e expedição de meus produtos. Meu negócio só cresce a cada dia.