A recuperação da economia está garantindo perspectivas positivas para o mercado imobiliário em Itapeva (SP). A classificação da cidade como uma das melhores do Estado para se investir e a crescente queda nas taxas de desemprego estão entre os sinais de que o município, aos poucos, deixa para trás o cenário de crise e se prepara para um tempo de novas e boas oportunidades.
Itapeva está na lista das 100 melhores cidades brasileiras para se investir, segundo a pesquisa “As melhores cidades do Brasil para fazer negócios”, publicada pela revista Exame em janeiro de 2016. Sua população cresceu nos últimos anos. Na última estimativa do IBGE, em agosto do ano passado, o município registrou o número de 100.145 habitantes. Sete anos atrás, em 2010, eram 87.753.
As demissões estão diminuindo. Dados do Ministério do Trabalho revelam que o desemprego em fevereiro deste ano estava 66,4% menor em relação ao mês de dezembro de 2016. Naquele mês foram desligadas 667 e admitidas 444 pessoas em Itapeva. Já em fevereiro, houve 601 demissões e 526 admissões em setores como o comércio, agricultura e rede de serviços.
Essa queda do desemprego, na avaliação do economista Gabriel Souza, aliada à nova estimativa populacional do IBGE, são indicadores importantes, porque interferem diretamente na confiança do consumidor, que passa a ter mais facilidade para fechar novos negócios. O corretor de imóveis Elias Turíbio diz que o mercado já sente os sinais da retomada. “Pudemos notar uma procura bem maior pela aquisição de imóveis neste primeiro trimestre. Nossa expectativa é muito positiva”, diz.
A empresária Mônica Macedo já assegurou sua participação nesse futuro promissor. Ela atua no ramo imobiliário e adquiriu um terreno na área fechada do Residencial Ouroville, que será entregue até o fim deste ano. “Com certeza comprar um terreno no Ouroville é hoje o melhor investimento em Itapeva. A valorização dos terrenos está aumentando gradualmente. É um investimento seguro e com retorno garantido”, conclui.
Obras aceleradas
As obras de construção do loteamento Ouroville estão a todo vapor. O arquiteto responsável pelo projeto, Milton Festa, diz que a qualidade na infraestrutura dos lotes é a condição primordial do grupo de empresários que está à frente do empreendimento. No local há 70 pessoas trabalhando diariamente para que os 269 mil metros quadrados de lotes sejam entregues aos proprietários em perfeitas condições para a construção das casas. A entrega dos lotes está prevista para até o fim deste ano.
“Todo o material utilizado é de primeira qualidade. Não poupamos esforços para que os proprietários estejam plenamente satisfeitos com a sua aquisição”, diz Milton Festa, que já trabalhou na implantação quase 20 loteamentos, sendo 11 deles fechados.
No espaço aberto, o Ouroville Itapeva conta com 179 lotes com metragem a partir de 250m². Lá foi construída uma praça com pórtico de entrada, onde em seguida está sendo implantada uma ampla avenida de acesso com largura de 28m, com canteiro central e paisagismo diferenciado.
Já no loteamento fechado, são 285 lotes de 250 a 585m², com portaria 24h e controle de acesso independentes (moradores, visitantes e prestadores de serviços), além de fechamento perimetral com muros e gradis de 3 metros de altura. Os moradores também vão dispor de um clube com piscinas adulto e infantil, quiosque com churrasqueira, quadra poliesportiva, playground e espaço fitness equipado. O loteamento ainda conta com mais de 51 mil metros quadrados de área verde.
Segundo o arquiteto, o loteamento já recebeu as redes de drenagem água potável e coletora de esgoto, e os proprietários dos lotes podem acompanhar as obras pelo site do empreendimento, já que as imagens e o cronograma de evolução de todas as etapas da construção são postados mensalmente.