Os acessórios de Juliana Carneiro, nascida em Minas Gerais e residente em Itapeva (SP) há 14 anos, fizeram muito sucesso na Fashion Week de Paris, no início deste mês. Modelos de todo o mundo desfilaram usando os brincos, colares e pulseiras da marca, criada de forma quase despretensiosa, mas que vem alçando voos altos no caminho do sucesso.
Mineira de fala mansa e sorriso aberto, Juliana Carneiro sonha e faz. Empreendedora desde muito cedo – ela começou vendendo brigadeiros na rua e no colégio, aos 12 anos – hoje ela colhe os frutos de uma bela história de trabalho, dedicação e amor. Os acessórios produzidos por suas mãos fizeram parte da Semana de Moda de Paris, entre os dias 27 de fevereiro e 05 de março deste ano. Suas peças estavam mais lindas do que nunca, com muitas cores, materiais naturais e brilho.
Se ela está feliz? Muito. E há 24 anos já. Juliana tem uma energia de felicidade capaz de criar o impossível. Foi essa energia que a fez produzir as primeiras peças para, com o lucro, pagar a faculdade de Pedagogia que ela fazia em Mariana (MG).
O investimento inicial foi de R$70,00. “Montei os acessórios e vendi tudo no mesmo dia, dentro da van. Não deu tempo de chegar até a faculdade”, relembra, rindo. Com isso ela foi aumentando a produção e cada vez vendendo mais. Para professoras, coordenadoras, amigas.
O sucesso foi imediato. Vislumbrando já um futuro de sucesso, ela reuniu R$ 1 mil e montou sua loja. Emprestou armário e mesa da avó e alugou a casa onde o Aleijadinho morou. “A casa era muito visitada e as minhas peças eram vistas por bastante gente”. Os negócios iam tão bem que sua mãe deixou o emprego para ajudá-la na loja.
Juliana se formou na faculdade em 2008. Porém, em 2009, para acompanhar o marido, ela mudou-se para Itapeva, cidade no Sudoeste Paulista, onde ninguém ainda conhecia seu trabalho.
Mais um recomeço e mais uma certeza de que o sucesso viria com seu esforço e talento. Ao mesmo tempo em que ganhava o mercado local, Juliana despontava em meio a celebridades como Viviane Araújo, Xuxa, Lexa, Isabel Filardes, Thaila Ayala, Ana Paula Tabalipa, Paula Toller e Larissa Manoela, entre muitas outras.
Quem vê essa ascensão não imagina o trabalho duro que existiu – e existe – nos bastidores. Ganhar o reconhecimento e a valorização das pessoas exige persistência. Além disso, a dificuldade para encontrar os materiais que se encaixam com as ideias para a criação das peças sempre foi um obstáculo.
Porém, obstáculos nunca detiveram Juliana. Eles são vistos por ela como desafios a serem transpostos. Inclusive os desafios como mãe (ela e o marido Jô são pais da pequena Lara, de 4 anos e do Lucas, que está no céu), esposa, filha, amiga. Tudo é visto como oportunidade. “Gosto de trabalhar para que as pessoas se sintam melhores, mais felizes. E isso faz com que eu me sinta bem, feliz”, diz.
Agora que a marca chegou a um dos maiores expoentes da moda em todo o mundo, ela terá motivos ainda maiores para comemorar. E a produção, que hoje é de cerca de 500 peças ao mês, tende a aumentar.
“É uma honra ter minha marca presente e divulgada internacionalmente durante a mais importante semana de modas do mundo. Foi muito importante e desafiador, é uma grande oportunidade, reconhecimento e crescimento da marca Juliana Carneiro”, afirma.