Itapeva (SP) se manteve em primeiro lugar na produção de soja do Estado de São Paulo na safra 2020/2021. No último levantamento divulgado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), o município aparece como maior produtor, com área de cerca de 210 mil hectares. O segundo colocado, Assis (SP), apresenta área de produção de aproximadamente 158 mil hectares.
Clima e altitude favoráveis, solo fértil e sementes certificadas de alta eficiência produtiva estão entre os ingredientes dessa receita de sucesso entre os produtores itapevenses. David Latapiat, gerente geral da Sementes Cerrado de Cima, explica que a escolha por uma semente de qualidade resulta na produção de plantas de alto desempenho, com potencial produtivo muito mais elevado.
Para o engenheiro agrônomo Vandir Daniel da Silva, que acompanha o desenvolvimento das lavouras de soja no município e na região, trata-se de um conjunto de fatores que contribuem para a alta produtividade. Segundo ele, mesmo em sequeiro, o produtor tem obtido excelentes índices.
E é alta a produtividade no município. A Fazenda Pouso Alto, de Itapeva, chegou a produzir, em área irrigada, 121 sacas de soja por hectare, vencendo inclusive a 13ª edição do Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja, organizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB). A média nacional calculada pela Conab para esta temporada foi de 58,3 sacas de soja por hectare.