Cuidar da aparência já faz parte da rotina de muitos homens brasileiros. Cada vez mais por dentro das novidades, esses clientes super exigentes estão antenados nas tendências de cabelo, barba e bigode. Essa onda de vaidade masculina despertou o interesse de empresários e de profissionais da beleza, tornando o mercado da beleza masculina bastante competitivo e vantajoso. Em Itapeva (SP), os vaidosos podem escolher entre os vários salões exclusivos para atendimento masculino.
Claiton Emanuel de Almeida, proprietário da marca Athiê, de produtos cosméticos para cabelos, revela que 50% das vendas da empresa são destinadas ao público masculino. O empresário garante que a tendência é o mercado ficar ainda mais aquecido. “Percebemos que o número de salões e barbearias cresceu bastante em todo país. Vimos que esse é um mercado muito promissor. Hoje temos mais de 30 produtos específicos para os cuidados masculinos e são os produtos que estão tendo a melhor saída”, diz. A Athiê tem sede em Itapeva (SP) e fornece pomadas, shampoos, tônicos, escova progressiva, entre outros produtos de tratamento e finalização de barba e penteados. A Athiê trabalha com quatro fábricas, que terceirizam toda a produção. Uma em Belo Horizonte, duas em São Paulo e outra em Assis (SP).
Além da linha profissional, utilizada nos salões de beleza e barbearias, a Athiê também desenvolveu produtos próprios para manutenção. “Vários salões já estão comercializando as nossas pomadas de finalização, shampoos para estimular o crescimento dos fios, produtos para hidratar e alisar os fios, tônicos e loções. Estamos preparados para atender às demandas masculinas com muita qualidade com produtos para salão e para uso individual também”, comenta Emanuel.
Amanda Costa, cabeleireira, esposa e sócia de Emanuel na empresa Athiê, explica que a tecnologia empregada nos produtos masculinos é desenvolvida de forma diferente da linha feminina. “Os produtos são bem diferenciados. Precisamos pensar que a textura da barba e a forma como o homem cuida do cabelo é diferente de como a mulher cuida. Tudo é pensado para agradar o homem, desde as embalagens até as fragrâncias dos produtos. Os homens, assim como as mulheres, são muito exigentes. É preciso saber atendê-los”, afirma a cabeleireira.
Barba
A barba é a queridinha do momento. E foi para apostar em barba, cabelo e bigode que o barbeiro Eduardo dos Santos Rocha resolveu deixar de lado a profissão de mecânico de automóveis e abrir uma barbearia no Jardim Maringá. “Sempre gostei de cortar cabelo e sabia que tinha uma habilidade que poderia ser lucrativa. Há seis meses decidi me dedicar ao trabalho na barbearia e vejo que entrei nesse segmento em um momento bastante oportuno”, conta.
Eduardo destaca que, para deixar a barba e o cabelo impecáveis, é fundamental que o cliente visite a barbearia de duas a quatro vezes por mês, além de utilizar cosméticos próprios para moldar os cabelos e hidratar a barba. “Os homens estão cada vez mais vaidosos. Eles fazem o tratamento na barbearia e querem os produtos para levar para casa e manter o visual sempre em dia. Até eu entrei na moda e aderi à barba encorpada e cabelo cheio de estilo”, comenta o barbeiro.
Onde encontrar
Vendas para barbearias e salões: com Claiton Emanuel pelo telefone (15) 9 9824.3761
Vendas diretas ao público consumidor – Nas barbearias de Itapeva e da região.