Outubro é o melhor mês para o plantio de soja em Itapeva (SP) e os produtores aguardam as chuvas para iniciar o plantio. No Estado, o vazio sanitário terminou no dia 12 de setembro e de lá pra cá somente algumas áreas produtoras receberam alguns volumes de chuva. Contudo, o produtor permanece otimista, investindo em produtos de excelência para garantir plantas mais resistentes ao estresse hídrico.
O empresário Neto Cunha, da DNA'GRI, conta que a procura por estratégias fisiológicas e nutricionais aumentou nessa safra. "Como a safra 2023/2024 foi muito difícil para nós, os produtores estão confiantes nessa safra que está se iniciando", diz. Da safra 2022/23 para 2023/24, a área plantada com soja em Itapeva cresceu de 88 para 90 mil hectares. A produtividade média do município, que nas últimas temporadas girou entre 65 e 68 sacas por hectare, deve aumentar.
Perspectiva para a safra de soja 2024/2025
Segundo a Conab, o cenário nacional é positivo para a produção de soja, pois a crescente demanda global pela oleaginosa, impulsionada pelo aumento do esmagamento e pela expansão da produção de biocombustíveis, tanto no Brasil quanto internacionalmente, alimenta expectativas de crescimento nas exportações.