Despedida é primeiro single de "Franciscos" 

A banda Franciscos, pelas lentes de Eduardo Prado
A banda Franciscos, pelas lentes de Eduardo Prado

A Franciscos é uma banda de Itapeva (SP), que despontou recentemente com o lançamento do seu primeiro single, intitulado "Despedida". Formada por Vinicius Oliveira (Vocais), Rodolfo Braga (Guitarra), Thalles Macedo (Contrabaixo) e Guilherme Gonçalves (Bateria), o grupo tem como influência variados artistas e bandas da música brasileira, como por exemplo, Los Hermanos, Paralamas do Sucesso, Skank, O Rappa, Seu Jorge, Erasmo Carlos entre outros. 
 
Como e quando surgiu a banda? 
Há cerca de dois anos, a banda surgiu como acontece com a maioria das outras bandas. Aquela coisa de amigos que se juntaram pra fazer um som e curtir. Quando vimos, a coisa já estava ficando "séria demais".
 
Por que "Franciscos"?
O nome é uma homenagem a um amigo que temos em comum que foi o responsável por nos apresentar. Resolvemos dar o nome dele à banda. Daí o "Franciscos". 
 
Vocês se enquadram em algum gênero musical especifico? 
Dar rótulos a qualquer coisa não é uma tarefa fácil, quando se trata de você mesmo, parece que a coisa fica ainda mais difícil. Estamos num período onde estamos experimentando muitas coisas, fazendo testes, nos conhecendo. Estamos nos permitindo flertar com vários estilos buscando encontrar nossa própria identidade.
 
Sobre o que fala a música "Despedida"? 
A música foi composta pelo Rodolfo Braga (guitarrista), e ela fala de algo até certo ponto comum nos dias atuais, que são os relacionamentos, sejam eles amorosos ou de amizade, que se fortalecem muito no mundo virtual e não ganham a mesma força na vida real por qualquer motivo que seja, desde a incompatibilidade de momentos ou falta de reciprocidade. As coisas vão acontecendo devagar, se arrastando, até que acabam antes mesmo de terem existido.
 
Quais os planos daqui pro futuro?
A ideia é continuar compondo e gravando. Pensamos em lançar alguns singles com os quais já estamos trabalhando e então, posteriormente juntá-los em um EP ainda esse ano. 
 
Lançada no dia 10 de janeiro, a música foi gravada pelo Gerson Santos no Gersom Studio na cidade de Itapeva/SP e masterizada e mixada pelo João Antunes na cidade de Sorocaba/SP. Além dos quatro integrantes oficiais, a banda ainda contou com a participação de um naipe de metais que abrilhanta ainda mais o trabalho, formado por Pedro Costa (trompete) e Paulo Henrique (trombone).
Juntamente da música, a banda também apresentou um vídeo clipe feito com imagens captadas durante a gravação da música.