Ele é um expert na confeitaria, na panificação e no marketing pessoal. Diego Vinícius dos Santos, mais conhecido como Diego Senna, ganha a vida fabricando e vendendo, de forma muito criativa, “o melhor sonho da cidade”. Esse título, dado pelos próprios clientes, virou sua marca registrada. “meus clientes sempre falam que o meu sonho é o melhor da cidade. Então, resolvi aceitar o elogio e ele virou minha marca”, comenta.
E para dar um ar ainda mais especial para suas delícias, ele sai às vendas vestido como um autêntico chef de cozinha. Para não passar despercebido, Diego capricha no visual, com direito a doma e o tok (jaleco e chapéu de chef), e visita lojas e escritórios da cidade. Em apenas seis meses de trabalho nas ruas, Diego conseguiu conquistar uma legião de fãs e clientes, que compram cerca de 100 sonhos diariamente. “Já aconteceu de muitos clientes virem comprar só por causa da minha roupa”, diz.
A habilidade na cozinha foi descoberta aos 16 anos, quando ainda era um jovem aprendiz da Associação para Desenvolvimento Educacional e Social do Adolescente de Itapeva (Adesai). Diego aproveitou a oportunidade dada e participou do curso profissionalizante de confeitaria e panificação oferecido pela entidade. “Fiz o curso gratuito e descobri a profissão que eu queria para minha vida”, diz. O confeiteiro passou por algumas padarias da cidade, ganhou experiência e desenvolveu receitas e técnicas especiais. Diego também fez questão de aprender um pouco sobre marketing e gestão empresarial.
O caminho entre funcionário de padaria a empresário foi longo, porém necessário para que ele pudesse aprender e ganhar segurança. “Tenho boas recordações das padarias que trabalhei no passado. Sempre tive vontade de aprender mais, sou curioso. Sempre gostei de ousar, testar novas receitas e variar as opções de pães e doces”, relembra.
O trabalho com a fabricação e venda dos sonhos começou quando Diego precisou juntar dinheiro para pagar o conserto de sua motocicleta. “Na época eu estava empregado, mas recebia apenas um salário mínimo por mês. A moto estava na oficina e eu precisava de R$ 700 para retira-la. Foi aí que, pedi autorização ao meu patrão, e decidi fazer hora extra vendendo meus sonhos na rua”, conta.
Diego revela que no primeiro dia ele saiu com 36 sonhos e vendeu todos em apenas 35 minutos. Em uma semana de hora extra, o confeiteiro conseguiu juntar o dinheiro para ter sua moto de volta. “Quando eu fiz as contas, vi que valia muito à pena investir na venda direta dos meus doces. Saí da padaria e iniciei o meu próprio negócio. Eu nunca havia imaginado que seria empresário”, conta. O capital inicial de Diego foi apenas R$ 600, que ele pegou emprestado com amigos.
Hoje, com todas suas contas em dia e o caixa da empresa no positivo, o confeiteiro consegue ousar nos recheios e oferece uma grande variedade de sonhos para os seus clientes. Ele afirma que o segredo do sucesso é o trabalho, a criatividade e a qualidade. “Não economizo em ingredientes. Faço questão de oferecer o melhor, até porque sei que se o cliente não gostar, ele não vai comprar novamente”, afirma. Diego vende uma média de 100 sonhos por dia. “Já cheguei a vender 220 sonhos em apenas um dia. E era uma sexta-feira chuvosa”, recorda.
Sabores dos sonhos
Os sonhos e os donuts de Diego são fabricados em um espaço profissional de uma padaria, que conta com o espaço, equipamentos e a higiene necessários para a manipulação das massas. Fica difícil escolher o melhor recheio. Diego oferece sonhos de creme sem lactose, doce de leite, goiabada, chocolate com avelã, dois amores, leite condensado e brigadeiro. O donut, inspirado no doce norte-americano, é confeccionado com a mesma massa do sonho e coberto com chocolate meio-amargo.
E quem pensa que a fritura é um agravante para deixar de comer os sonhos de Diego, se enganou. Ele foi além e pensou em uma maneira de manter a qualidade e tornar o doce um alimento menos danoso à saúde. “Optei por frita-los em gordura de palma, que é muito mais saudável que o óleo comum, utilizado pela maioria dos estabelecimentos por ser bem mais em conta. Não penso no preço da gordura, mas sim, na qualidade que ela agrega ao meu produto”, destaca.
É preciso coragem
Diego se diz tímido, e afirma que teve que superar a timidez para conquistar o sucesso. O confeiteiro da a dica: “Se você está desempregado e não sabe o que fazer, tente pensar no que você sabe fazer de melhor. Acredite em você e coloque seu dom em prática. Deixe a vergonha de lado e vá vender. Corra em busca dos seus sonhos”, diz.
“Hoje eu vivo, literalmente, de um sonho. Eu não tenho destino e nem limites. Não tenho medo de errar. Hoje eu sei que aprendemos muito com os erros. Se hoje eu faço um sonho que é bem aceito por todos, é porque, no passado, quando eu comecei, eu fiz vários outros que não deram tão certo. A fórmula mágica é tentar, tentar e tentar”, frisa.
Quanto custa? Onde tem?
As versões básicas dos sonhos, com recheios simples, de creme, doce de leite e goiabada, custam R$ 2. Os especiais, de creme de chocolate com avelã, leite condensado, brigadeiro e dois amores, custam R$ 2,5.
Diego também fabrica as versões miniatura dos sonhos e dos donuts. Os tamanhos menores são uma boa pedida para festas e reuniões. As encomendas podem ser feitas pelo telefone e WhatsApp (15) 99674.3511. “O melhor sonho da cidade” também está no Facebook, como O melhor sonho da cidade, e no Instragram, @dieego.senna. Diego vende nas ruas da cidade de segunda a sexta, das 14h às 17h, e aos sábados, das 10 às 13h.