Avaliação 5 estrelas

Chef de cozinha investe na panificação artesanal e cria Clube de Pães

Chef de cozinha investe na panificação artesanal e cria Clube de Pães 2

Semanalmente, os assinantes recebem em casa pães artesanais e acompanhamentos especiais, todos produzidos com ingredientes naturais.

Água, farinha, sal e fermento natural. É com apenas esses ingredientes simples que a chef de cozinha Bárbara de Oliveira Cezar Delfim, dona da marca Le Petit Doux, cria pães variados que estão conquistando os admiradores de pães de Itapeva. Por meio da fermentação natural, sem aditivos químicos e conservantes, e com muito carinho envolvido em todo processo de fabricação, que é longo e cheio de segredos, a chef cria pães que, além de muito saborosos, são mais facilmente digeridos.

“Quando você come um pão fabricado sem os aditivos químicos que a indústria geralmente coloca para dar maciez, sabor e boa aparência, você percebe a diferença na própria digestão. Não é uma massa que estufa e que provoca os incômodos que os outros pães provocam”, explica. Bárbara, que é formada em gastronomia há quase 10 anos, revela que o segredo do pão saudável e funcional está na escolha de ingredientes de qualidade e na não utilização de produtos químicos ou artificiais. “Para fabricação dos pães, o processo completo, desde a fermentação, pode chegar a uma média de 18 horas. É um processo demorado e 100% artesanal. Exige muito carinho e atenção”, completa.

O prazer de colocar a mão na massa foi herdado da família, que possui descendência italiana. Bárbara guarda e utiliza até hoje um antigo livro de receitas que herdou de sua avó, com anotações da década de 70. É nessas folhas amareladas do antigo caderno de segredos culinários que a chef registra as novas receitas e experimentos culinários. “Eu vivi momentos muito bons em família. Lembro-me dos almoços e jantares, onde nos reuníamos para fazer as massas em casa mesmo. Era muito mais gostoso e fazia muito mais sentido do que comprar as massas prontas. Acho que trabalhar com a fabricação de pães me ajuda a resgatar um pouco essa história da minha família e do amor da minha vó pela culinária”, diz.

Com o sucesso da produção dos pães, Bárbara, que também tem experiência em confeitaria e fabricação de doces, decidiu inovar na comercialização dos seus produtos. Ela criou um Clube de Pães em Itapeva, que tem o objetivo de oferecer pães especiais e diferentes todas as semanas para os assinantes. “Toda semana eu preparo um cardápio diferente que, geralmente, conta com um tipo de pão e dois acompanhamentos, todos feitos por mim. Pode ser geleia, patê, croissants, bolo. Depende muito do que temos de mais fresco disponível nos mercados da cidade”, revela.

Outra novidade que Bárbara começou a desenvolver em Itapeva foram os cursos de gastronomia, onde são ensinados uma entrada, um prato principal e uma sobremesa por aula. “Formo grupos de no máximo cinco alunos e ensino algumas receitas especiais. É uma aula bem interativa. Quando o prato fica pronto, aproveitamos para degustar a comida e bater um papo descontraído”, destaca. As aulas são preparadas e divulgadas com antecedência por Bárbara.

Tanto a confecção dos pães e outras delícias, quanto as aulas de culinária são feitos no apartamento de Bárbara. “Gosto muito de trabalhar em casa, principalmente por que faço tudo de forma muito artesanal. Assim eu tenho bastante liberdade para trabalhar e consigo a qualidade que preciso para os meus produtos”, acrescenta. Apesar de trabalhar em casa ser uma boa alternativa, Bárbara pretende ampliar a produção dos pães e os cursos de culinária. “Penso em ter um ponto comercial onde eu possa fabricar e comercializar os pães. Mas, o meu maior sonho é, daqui alguns anos, montar o meu empório, que será focado na venda de produtos artesanais. Admiro muito o trabalho dos pequenos produtores rurais da região e acredito que eles poderão ser meus principais fornecedores”, adianta.

Os produtos criados pela chef Bárbara Cezar estão à venda em algumas lojas de Itapeva, como Empório Bom Sabor e Carambola Produtos Naturais, mas também podem ser adquiridos pela página da Le Petit Doux no Facebook. O telefone de Bárbara para encomendas e mais informações é o (15) 99802.2502. O e-mail de contato é o barbara@lepetitdoux.com.br.